Documento sobre a resiliência operacional do setor de seguros
Após a pandemia da COVID-19, ficou evidente a necessidade das empresas terem um quadro completo de resiliência operacional que leve em conta os riscos decorrentes do uso da tecnologia digital. Embora o conceito de resiliência operacional não seja novo, o reconhecimento da importância de adaptar os regimes de supervisão para considerar a crescente dependência das seguradoras em relação aos sistemas digitais é mais recente.
Paper on Insurance Sector Operational Resilience
Resumo executivo
A Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou um documento que identifica os problemas que afetam a resiliência operacional no setor de seguros e oferece exemplos de como os supervisores estão abordando essas questões.
Conteúdo principal
O documento aborda quatro componentes principais:
- Coleta e troca de informações: destaca a importância de os supervisores terem acesso a uma série de informações, incluindo o quadro de resiliência operacional de uma entidade e as ameaças potenciais que afetam o setor de seguros. Para coletar essas informações, alguns supervisores entram em contato proativamente com o Conselho e a Alta Direção de uma instituição para compreender a eficácia de seu quadro de resiliência operacional.
- Ciber resiliência: é necessário maior consenso em torno das melhores práticas para avaliar a ciber resiliência de uma seguradora. Nesse sentido, os supervisores têm utilizado várias ferramentas e técnicas (isoladas ou combinadas) (por exemplo, questionários de autoavaliação).
- Externalização de serviços de TI: onde se observa a tendência das autoridades de supervisão de exigir que as seguradoras forneçam informações sobre os serviços subcontratados a terceiros.
- Gestão da continuidade das atividades: existem muitas interconexões e interdependências entre vários sistemas, participantes e provedores de serviços do setor de seguros, razão pela qual o trabalho de supervisão tem se concentrado nas melhorias na gestão da continuidade dos negócios em função dos riscos surgidos durante a pandemia, entre outros aspectos.
Acessar o documento em Documento sobre a resiliência operacional do setor de seguros (somente disponível em Inglês).