Teste de Resistência para Seguradoras 2024
EIOPAA Autoridade Europeia de Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) publicou os resultados de seu teste de estresse de 2024 para seguradoras. O exercício verificou a resiliência do setor a um cenário severo, mas plausível. No entanto, foram detectadas vulnerabilidades com um impacto significativo na solvência e na liquidez do sistema.
2024 Insurance Stress Test
Resumo executivo
A EIOPA publicou os resultados de seu teste de estresse de 2024 para seguradoras, com foco nas consequências econômicas de uma intensificação ou prolongamento das tensões geopolíticas. Esse teste avaliou o impacto de tal cenário sobre a posição de capital e liquidez das seguradoras europeias. Os resultados mostram um setor resiliente, mas destacam vulnerabilidades significativas com impacto tanto na solvência quanto na liquidez do sistema.
O objetivo principal do teste de estresse foi uma avaliação micro-prudencial, com foco na resistência das seguradoras individuais a cenários adversos graves, especialmente a intensificação renovada das tensões geopolíticas. Os objetivos secundários incluíram a identificação de vulnerabilidades em nível setorial no setor de seguros europeu. Por meio dessa avaliação, a EIOPA buscou fornecer recomendações para melhorar a resiliência geral do setor de seguros, tanto em nível europeu quanto nacional.
Principais aspectos do exercício
- Abordagem metodológica. O exercício de teste de estresse avaliou a resiliência do setor de seguros europeu a partir de duas perspectivas: i) uma avaliação de capital, baseada na estrutura de Solvência II; e ii) uma avaliação de liquidez, baseada em estimativas da sustentabilidade das posições de liquidez das empresas. Além disso, as seguradoras que participaram do teste de estresse foram solicitadas a estimar sua posição em dois cenários: i) balanço estático (balanço fixo), em que somente ações de gerenciamento integradas eram permitidas; e ii) balanço dinâmico (balanço restrito), incorporando ações de gerenciamento, em que um conjunto de ações de gerenciamento reativas identificadas era permitido.
- Cenário. O cenário hipotético do exercício retratou um cenário de crescimento econômico lento, aliado a pressões inflacionárias, decorrentes de tensões geopolíticas e seus efeitos em cascata nos mercados globais. Esse cenário também previu efeitos dominó, como mudanças nas expectativas das taxas de juros e alterações nas condições de financiamento, o que aumentou ainda mais a complexidade da perspectiva econômica adversa.
- Modelos de relatórios. Os participantes usaram modelos de planilhas para relatar o capital e a liquidez, preenchendo questionários qualitativos incorporados. Nesses relatórios, foram incluídas explicações qualitativas para os indicadores. O exercício foi conduzido em três cenários diferentes, com cada entidade enviando um modelo de capital (com dados consolidados) e um modelo de liquidez para cada entidade individual relevante como parte da avaliação de liquidez.
- Resultados. O exercício demonstrou que as seguradoras do EEE estão, em geral, bem capitalizadas e são capazes de atender aos requisitos do Solvência II, mesmo diante de choques severos, mas plausíveis, do teste de estresse, decorrentes de interrupções generalizadas na cadeia de suprimentos, baixo crescimento e novas pressões inflacionárias devido ao aumento das tensões geopolíticas. No entanto, foram detectadas vulnerabilidades com um impacto significativo na solvência e na liquidez do setor: o índice de solvência agregado caiu 98,5 pontos percentuais e as posições de liquidez apresentaram um déficit de 40,9 bilhões de euros, que foi melhorado pelas medidas de gerenciamento reativo simuladas pelos bancos participantes. As empresas optaram principalmente por estratégias de investimento, retenção de dividendos e aumento de capital interno que melhoraram a posição de solvência. Para restaurar a posição de liquidez, os bancos aplicaram medidas como a venda de ativos e linhas de crédito.
Esta nota técnica resume a metodologia e os resultados do teste de estresse de 2024 conduzido pela EIOPA.
Acessar o documento sobre o Teste de Resistência para Seguradoras 2024 (somente disponível em Inglês).