Meio ambiente

Estamos especialmente sensibilizados com o impacto ambiental que nossas atividades possam gerar.


 Tabela de conteúdos

    Voltar para Uma Firma responsável  

Embora o impacto ambiental de nossa atividade seja muito limitado, existe uma sensibilidade especial para este tema, destacando iniciativas relacionadas com a redução do impacto das atividades da Empresa no meio ambiente (incluindo o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em 2030), patrocínio de jornadas e participação em atividades relacionadas com a proteção do meio ambiente.


Tabela de conteúdos




Governança corporativa em matéria ambiental

O Comitê Executivo e o Comitê de Sustentabilidade garantem o estabelecimento e cumprimento dos objetivos ambientais da Firma.

Neutralidade de carbono 2030

Nosso compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa e compensando as emissões que não podem ser eliminadas. 

Adesão à TCFD

Management Solutions aderiu em maio de 2021 às recomendações da (TCFD), para demonstrar seu compromisso com o meio ambiente.

Nossa pegada de carbono

O cálculo da nossa pegada de carbono possui a certificação ISO 14064 de pegada de carbono da AENOR.

O Bosque Management Solutions

Criamos nossa própria floresta na Amazônia, que nos ajuda a mitigar nossas emissões, conscientizar nossos profissionais e apoiar as comunidades locais.

Iniciativas de investigação, divulgação e conscientização

Desenvolvemos ações continuamente em diferentes frentes, como jornadas de formação, participação em seminários, publicação de relatórios especializados etc.

Consumo responsável

Embora a natureza de nossa atividade tenha um impacto limitado, monitoramos nossos níveis de consumo e apostamos na otimização e reciclagem.


Governança corporativa em matéria ambiental


A responsabilidade final pela avaliação e gestão dos riscos e oportunidades da mudança climática que afetam a Management Solutions é do Comitê Executivo, o mais alto órgão decisório dentro da Firma. Este órgão é informado da avaliação dos riscos e oportunidades climáticas realizada, assim como da evolução da pegada de CO₂ da Firma, aprova a Política de Sustentabilidade e os compromissos de redução e compensação (como a declaração de ser CO₂ neutra até 2030), assim como as principais medidas de mitigação a serem tomadas.

Além disso, o Comitê de Sustentabilidade Ambiental da Management Solutions se reúne a cada dois meses, presidido pela Sócia Responsável Global de Sustentabilidade da Firma, com a participação de um Sócio-Administrador, o Diretor de Meios, o sócio responsável pelo Setor de Energia, o responsável de Quality Assurance Global, o responsável de Finanças e a responsável de Sustentabilidade Social. Este comitê analisa a situação dos riscos e oportunidades identificados em relação às mudanças climáticas e outros impactos ambientais, estabelece as mudanças a serem feitas na Política de Sustentabilidade, aprova o Manual de Boas Práticas Ambientais e projeta, planeja e monitora ações para reduzir e compensar a pegada da de CO₂ da Firma.

Por fim, o Presidente da Firma, a Sócia Responsável Global de Sustentabilidade e os sócios especialistas na core competence de Sustentabilidade nos diferentes setores, países e principais clientes definem a direção estratégica dos serviços para atender às necessidades dos clientes em termos de sustentabilidade e monitorar o desenvolvimento e os resultados desses serviços quinzenalmente, a fim de fornecer a nossos clientes propostas de valor de ponta para apoiar sua transição para uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa e para mensurar e gerenciar adequadamente os riscos decorrentes das mudanças climáticas.

O compromisso da Management Solutions com um negócio ecologicamente correto, e em particular com a mitigação da mudança climática, se reflete na Política de Sustentabilidade aprovada durante 2021 - e revisada em 2022 para incorporar a preferência pelo uso do meio de transporte alternativo mais ecologicamente correto para as viagens de negócios - no qual o crescimento sustentável é uma prioridade máxima.

Além disso, a Management Solutions está empenhada em conscientizar e envolver profissionais em questões ambientais, levando em conta seu nível de responsabilidade e fornecendo-lhes os conhecimentos necessários para permitir a implementação de boas práticas ambientais.

Para este fim, a Firma possui um Manual de Boas Práticas Ambientais, que estabelece um conjunto de recomendações práticas, úteis e educativas, com o objetivo de modificar ou melhorar o comportamento habitual dentro do escritório e conseguir uma redução do impacto ambiental causado por sua atividade e, mais especificamente, por cada profissional individual.

Desta forma, as diretrizes são transferidas, cujos principais objetivos são:

• Melhorar a eficiência energética e otimizar o consumo de recursos naturais: água, energia, matérias-primas, etc.

• Preservar os recursos naturais,  

• • Para reduzir a produção de substâncias poluentes: emissão de gases para a atmosfera, poluição do solo ou das águas subterrâneas, etc.

• Minimizar e gerenciar adequadamente os resíduos, reduzindo sua geração e promovendo sua reutilização e reciclagem.

• Aumentar a conscientização e educar o meio ambiente ao nosso redor. 

• Contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, onde o atual consumo de recursos não comprometa o desenvolvimento social e ambiental das gerações futuras.

 


Neutralidad en carbono 2030


A mobilização sem precedentes dos setores público e privado para reduzir o impacto da atividade humana no planeta ressalta a importância de abordar os problemas ambientais e reduzir o impacto das mudanças climáticas em nossa sociedade. O objetivo da Management Solutions é impulsionar essa transformação, trazendo o talento e as habilidades de seus profissionais e demonstrando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Tanto através de iniciativas e projetos internos desenvolvidos para seus clientes, a Firma promove uma atividade responsável para situar o aumento da temperatura abaixo de 2°C, ajudando os clientes em inúmeras geografias a mitigar os riscos climáticos e adaptar-se às mudanças decorrentes da transição para uma economia de baixas emissões, bem como para comunicar claramente este trabalho a uma sociedade cada vez mais consciente.

Em linha com esse objetivo ambicioso, embora o impacto ambiental de nossa atividade seja muito limitado, a Management Solutions anunciou em fevereiro de 2021 seu compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e compensando as emissões que não podem ser eliminadas por meio da evolução constante de sua atividade e das soluções mais inovadoras para alcançar um crescimento sustentável alinhado com os acordos internacionais.

Para monitorar este objetivo, a Management Solutions calcula anualmente sua pegada de carbono, que é revisada pela AENOR, uma organização que verifica independentemente que a declaração feita pela Firma é completa, ou seja, precisa, consistente, transparente e livre de discrepâncias (certificação ISO 14064).

 

Links relacionados

Management Solutions compromete-se a atingir a neutralidade de carbono até 2030


Adesão à  TCFD



Com o objetivo de demonstrar seu compromisso com o meio ambiente para nossos clientes e outras partes interessadas externas, a Management Solutions aderiu em maio de 2021 às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), respondendo à crescente demanda por relatórios ambientais alinhados com as melhores práticas do mercado.

Informações sobre a gestão dos riscos e oportunidades da mudança climática, de acordo com os princípios da TCFD

O Financial Stability Board (FSB), consciente da necessidade de as empresas divulgarem informações para ajudar os investidores e seguradoras a avaliar e precificar os riscos da mudança climática que enfrentam, decidiu em 2015 estabelecer a TCFD.

Em 2017, a TCFD publicou suas recomendações, que fornecem uma estrutura internacionalmente reconhecida para a divulgação dos impactos dos riscos e oportunidades da mudança climática e a gestão desses riscos e oportunidades dentro das empresas.

De acordo com os princípios de transparência estabelecidos nesta estrutura, cada uma das quatro áreas da TCFD são descritas abaixo, descrevendo como a Management Solutions avalia os riscos e oportunidades relacionados à mudança climática e incorporam fatores climáticos e ambientais em sua governança, estratégia e gestão de riscos, e em seu monitoramento através de métricas.

Estratégia: identificação e avaliação de riscos e oportunidades em diferentes cenários de evolução das temperaturas

A TCFD estabelece dentro de seus princípios a necessidade de avaliar e divulgar o potencial impacto financeiro dos riscos associados à mudança climática sob diferentes cenários de temperatura.

Ao avaliar esses riscos, a Management Solutions levou em conta os cenários publicados pela Network for Greening the Financial System (NGFS), um grupo de 127 bancos centrais e supervisores e 20 observadores, o que contribui para o desenvolvimento da gestão de riscos relacionados ao clima no setor financeiro e para a mobilização de recursos financeiros para apoiar a transição para uma economia sustentável.

Especificamente, a Management Solutions conduziu sua avaliação de risco de acordo com os seguintes cenários:

Cenário Net Zero 2050: este é um cenário ambicioso que limita o aquecimento global a 1,5°C através de políticas climáticas rigorosas e inovação, alcançando a meta de zero emissões líquidasde CO₂ por volta de 2050, em linha com o acordo de Paris. Este cenário pressupõe que políticas climáticas ambiciosas sejam introduzidas imediatamente. Técnicas para remover CO₂ da atmosfera são utilizadas para acelerar a descarbonização, mas de forma muito limitada e amplamente alinhada com os níveis sustentáveis de produção de bioenergia. As emissões líquidas de CO₂ chegam a zero por volta de 2050, dando pelo menos 50% de chance de limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C até o final do século, com nenhuma ou baixa (< 0,1°C) ultrapassagem de 1,5°C nos anos anteriores. Os riscos físicos são relativamente baixos, mas os riscos de transição são altos.

Cenário de “Políticas atuais”: este cenário assume que somente as políticas atuais são mantidas, levando a riscos físicos elevados. As emissões aumentam até 2080, levando ao aquecimento de cerca de 3°C e a riscos físicos graves. Isto inclui mudanças irreversíveis, tais como a elevação do nível do mar. Este cenário pode ajudar a considerar os riscos físicos a longo prazo para a economia e o sistema financeiro se continuarmos no caminho atual rumo a um "mundo quente".

A. Cenário Net Zero 2050

a) a) Riscos inerentes a este cenário

Os riscos neste cenário derivam principalmente dos impactos gerados pela transição para um modelo econômico e produtivo descarbonizado. As identificadas como mais relevantes após o processo de avaliação realizado pela Management Solutions são as seguintes:

Negócios: perda de negócios para a Firma resultante da contração e até mesmo problemas de viabilidade de clientes que não são capazes de enfrentar os desafios colocados pela transição para um modelo econômico descarbonizado. Estes riscos afetam todos os setores econômicos, embora tenham um impacto potencial maior sobre aqueles que são mais intensivos em emissões de gases de efeito estufa.

 Compliance regulatório: atrasos potenciais na identificação ou cumprimento de requisitos regulatórios na área de sustentabilidade em algumas das geografias em que a Firma opera. Atualmente, os governos de diferentes países estão promulgando rapidamente legislação para promover a transformação sustentável das empresas. Uma parte significativa desta legislação está relacionada à transparência da gestão das empresas sobre seus impactos ambientais e da mudança climática. 

Rentabilidade: embora as características da atividade da Management Solutions signifiquem que a intensidade de emissão de gases de efeito estufa é baixa, há um impacto potencial do aumento dos custos decorrentes do aumento dos preços dos créditos de CO₂ que são utilizados para compensar a emissão de gases de efeito estufa.  

b) Oportunidades inerentes a um tal cenário

Negócios: aumento da receita da Firma ao apoiar os clientes em suas necessidades para adaptar sua estratégia, negócios e processos ao novo ambiente de transição para uma economia de baixas emissões. 

Reputação corporativa: impacto positivo na imagem da Firma (com clientes, funcionários e sociedade em geral) derivado da geração de uma proposta de valor de ponta e compromissos internos ambiciosos na área de sustentabilidade, o que pode levar a uma maior fidelidade dos clientes e a uma maior atração e retenção de talentos.  

B. Cenário Política Atual 

Os principais riscos neste cenário derivam do aumento da frequência e/ou gravidade de eventos climáticos agudos ou extremos (tais como ondas de calor, enchentes, ciclones ou furacões) ou eventos climáticos crônicos (aumento da temperatura, secas, etc.).

a) a) Riscos inerentes a este cenário  

Riscos físicos agudos próprios: eventos climáticos extremos que podem resultar na interrupção das atividades da Firma, danos aos ativos ou afetar a segurança dos funcionários. 

Riscos físicos dos clientes: perda de valor, receita e até problemas de viabilidade para os clientes afetados por eventos climáticos extremos que afetam diretamente seus negócios ou infraestrutura. 

b) Oportunidades inerentes a um tal cenário  

Negócios: aumento da receita da Firma derivado do apoio aos clientes em suas necessidades para identificar, mensurar e gerenciar esses riscos, ou para aumentar a resiliência de seus negócios ou processos frente a esses fenômenos climáticos. 

C. Resiliência da Management Solutions a ambos os cenários  

A resiliência da Management Solutions para enfrentar os riscos emergentes em ambos os cenários é alta. As receitas dos serviços de consultoria prestados pela Management Solutions para acompanhar seus clientes diante dos desafios da mudança climática provavelmente compensarão a perda potencial de receitas provenientes da redução de serviços profissionais para aqueles que não lidam adequadamente com esses desafios.

Para isso, a Management Solutions desenvolveu e continua investindo no desenvolvimento de uma proposta de valor de vanguarda no campo da Sustentabilidade, tanto em termos de pesquisa e difusão do conhecimento como na geração de metodologias de medição e gestão e nas soluções tecnológicas que as suportam.

A Management Solutions também investe significativamente em programas de treinamento para seus profissionais a fim de garantir que tenha as melhores capacidades para apoiar seus clientes nestes desafios.

Isto permite que a Firma esteja bem posicionada para atrair e reter talentos nesta área, ao mesmo tempo em que melhora sua reputação.

Com relação aos riscos regulatórios, a Área de P&D, juntamente com a Área de Compliance Regulatório, monitora de perto (como discutido na seção de Gestão de Riscos) todas as iniciativas regulatórias que possam afetar tanto a Firma (em todas as geografias em que opera) quanto nossos clientes nesta área, transformando assim este risco em uma oportunidade.

Com relação ao aumento potencial dos custos que poderiam ser incorridos, dado o pequeno tamanho da pegada de CO₂ da Firma, mesmo em cenários de aumentos máximos no preço dos ativos de compensação, tais aumentos não teriam um impacto significativo em sua lucratividade.

Por fim, com relação ao possível impacto sobre o patrimônio ou continuidade das operações da Firma, deve-se observar que a Firma possui Planos de Continuidade e Recuperação (certificados pela AENOR com ISO 22301) que são periodicamente avaliados para garantir a resiliência da atividade da Firma a estes fenômenos (tal resiliência foi demonstrada, por exemplo, durante a pandemia da COVID-19), por exemplo, durante a pandemia da COVID-19), que os edifícios de escritórios nas diferentes geografias sejam arrendados, o que reduz significativamente o risco de perda de bens, e que todos os bens de propriedade sejam devidamente segurados.


Nossa pegada de carbono



A Management Solutions calcula anualmente e monitora trimestralmente as emissões de gases de efeito estufa da Firma globalmente e em suas diferentes aberturas (por escopo de GEE, geografia e fonte), bem como a intensidade das emissões por funcionário. Este cálculo é certificado por uma empresa de verificação externa (AENOR).

Com relação ao estabelecimento de metas específicas de redução da pegada de emissões de GEE, a Empresa considera o ano fiscal de 2019 como o ano-base para o estabelecimento dessas metas. Dado o impacto da pandemia da COVID-19 na principal fonte de emissões (viagens dos funcionários), a partir do próximo exercício, uma vez que a nova normalidade em termos de viagens tenha sido totalmente alcançada, serão definidas metas periódicas específicas para alinhar a Empresa com a meta de neutralidade climática até 2030.

Durante o exercício financeiro de 2023, o total de emissões por funcionário em comparação com o ano-base anterior à pandemia da COVID-19 (exercício financeiro de 2019) diminuiu 48,6%, 56,8% se considerarmos as emissões líquidas. O aumento das emissões totais no exercício de 2023 em comparação com o ano anterior deve-se principalmente ao aumento do número médio de funcionários da Empresa e ao aumento do número de viagens de negócios, derivado do retorno ao trabalho presencial (embora as emissões por funcionário derivadas dessas viagens tenham diminuído em 23,7% em comparação com o ano-base anterior à pandemia).

Além disso, várias ações de compensação de CO2 foram realizadas durante o ano (principalmente relacionadas a emissões de viagens de negócios), compensando 479 t CO2 eq.

Links relacionados

AENOR concede certificado de pegada de carbono ISO 14064 a Management Solutions


O Bosque Management Solutions



Em 2021, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Semana Europeia de Redução de Resíduos, e para aumentar a consciência da necessidade de compensar nossa pegada de carbono, a Management Solutions lançou duas iniciativas solidárias incentivando seus profissionais a compartilhar com a Firma suas ações para proteger o meio ambiente e reduzir e administrar de forma sustentável os resíduos. Em troca de cada ação recebida, a Management Solutions plantaria uma árvore na Amazônia colombiana em parceria com a ONG Saving the Amazon.

Este foi o nascimento do Bosque Management Solutions, que continuou a crescer até chegar a 745 árvores, graças a atividades como “Quilômetros Solidários”, uma competição solidária e esportiva na qual quase 200 dos profissionais da Firma conseguiram percorrer 5.500 km, que foram convertidos em 550 árvores o dia do reflorestamento organizado na Colômbia, do qual participaram mais de 50 profissionais da Firma. Este projeto também tem um duplo impacto sobre o meio ambiente ao fornecer um meio de trabalho para as comunidades indígenas encarregadas de plantar em suas reservas, contribuindo assim para melhorar sua qualidade de vida.

Links relacionados

Quilômetros de Solidariedade adiciona 550 árvores à Floresta MS


Iniciativas de investigação, divulgação e conscientização



Como sinal da consciência da Management Solutions sobre os impactos da mudança climática e da sustentabilidade ambiental, a Firma desenvolve continuamente ações em diferentes frentes:

• Participação da Firma no Clube Espanhol de Energia (ENERCLUB), importante plataforma de diálogo e ponto de encontro para empresas e profissionais dedicados à energia, que defende o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. 

• Organização de campanhas e participação em atividades solidárias voltadas para o cuidado com o meio ambiente, como os Quilômetros Solidários, várias colaborações com a ONG Salvando a Amazônia com o objetivo de contribuir para o crescimento do "Bosque MS" (que atualmente tem 745 árvores na Amazônia colombiana), ou a Corrida Verde de Bogotá, organizada pela Fundação Natura com o objetivo de recuperar as florestas colombianas locais. 

• Neutralização da pegada de carbono da convenção anual da Firma, trabalhando para minimizar as emissões e, no caso das emissões inevitáveis, compensando-as, tanto por meio de programas de prevenção de emissões implementados na América pelas companhias aéreas utilizadas para a viagem do evento, com as quais temos acordos de colaboração, quanto por meio do plantio de árvores em Caminomorisco, em Cáceres, que removerão da atmosfera as emissões remanescentes do evento. Esse plantio (reconhecido pelo Escritório de Mudanças Climáticas da Espanha) foi realizado com o Green Engine da Fundação Repsol em um terreno afetado por um incêndio em 2012 e com emprego local de grupos desfavorecidos, contribuindo assim para a restauração da biodiversidade e do impacto social.

• • Participação em atividades realizadas pela Cátedra de Estudos de Hidrogênio da Universidade Pontifícia de Comillas em parceria com Acerinox, BBVA, Carburos Metálicos, Fundação Cepsa, Enagás, Redeia (antiga Red Eléctrica de Espanha) e Toyota, com o objetivo de estudar o papel do hidrogênio como novo vetor energético no processo de transição para uma economia descarbonizada e contribuir para seu desenvolvimento. A Firma também contribui para a Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade Comillas, que é apoiada pela Open Value Foundation, a Fundação Repsol, Observatorio Mapfre de Finanzas Sostenibles e a Management Solutions, e tem como objetivo promover o conhecimento, a pesquisa e a inovação em investimentos de impacto, ligando o crescimento sustentável das empresas e o impacto social e ambiental de suas operações e investimentos.

• Participação em seminários do setor e de desenvolvimento e realização de seminários e cursos que aprofundem os problemas associados à mudança climática e as ações que as organizações devem realizar considerando o marco regulatório atual.

• Produção de publicações especializadas relacionadas a questões ambientais.

• Além do trabalho de pesquisa e participação em seminários, estamos apoiando nossos clientes em múltiplos projetos para a evolução de metodologias de mensuração de riscos físicos e de transição e seu impacto no Teste de Estresse, a mensuração de sua pegada de CO₂ e a definição de uma estratégia e objetivos de redução através do SBTi (Science BasedTargets initiative), a adaptação a novas regulações e expectativas de supervisão ou a incorporação de fatores ESG na gestão de riscos, governança e reporting, entre outros. Além disso, vários eventos foram organizados para aumentar a conscientização sobre as credenciais da Firma em relação à aplicação da inteligência artificial no campo da sustentabilidade.

Links relacionados


Consumo responsável



Nosso tipo de atividade e o uso intensivo de tecnologia significam que nosso impacto ambiental é muito limitado, e não geramos nenhum resíduo de natureza perigosa. Apesar dessa natureza pouco poluente, monitoramos nossos níveis de consumo dos recursos mais volumosos (eletricidade e água) e estamos comprometidos com qualquer iniciativa para reciclá-los e otimizá-los.

Papel 

Devido à nossa atividade, o consumo de papel é um dos impactos ambientais mais significativos da Firma. No entanto, o aumento do trabalho remoto de nossos profissionais, juntamente com a implementação de iniciativas como a configuração padrão de impressão de documentos em frente e verso e a crescente conscientização dos profissionais sobre o uso de informações eletrônicas (como cursos de treinamento, cujos programas estão disponíveis on-line por meio da Intranet e do portal de e-learning), levaram a uma redução gradual do consumo de papel em nossos escritórios.

Esta redução no consumo de papel originado pela Firma nos últimos anos também foi ajudada pela redução do número de cópias impressas de publicações e outros itens que utilizam papel, tais como folhetos, cartões, convites para eventos, etc., que nos últimos anos foram substituídos pelo uso de versões digitais de tais conteúdos (por exemplo, nos últimos anos o papel utilizado em ingressos para eventos corporativos foi eliminado ou o volume de folhetos utilizados em feiras de recrutamento foi reduzido, que foram substituídos por versões digitais através do uso de códigos QR).

Plásticos

Em linha com as crescentes restrições ao uso de plásticos de uso único, a Firma iniciou um processo para substituir todos os itens fabricados a partir deste tipo de material.

Neste sentido, até 2022 a Firma eliminou o uso de sacos plásticos, substituindo-os por sacos de TNT, bem como copos plásticos descartáveis em escritórios, dando a cada profissional uma garrafa térmica pessoal ou usando copos de papelão como alternativa.

Energia

A gestão racional da eletricidade nas atividades diárias é um fator chave para reduzir o impacto energético da Firma. A Management Solutions não só conta com a conscientização de todos os profissionais, mas também dedica atenção especial à localização de seus escritórios.

Por este motivo os escritórios que alojam a Management Solutions estão equipados com vários sistemas de economia de energia, tais como termostatos, sistemas avançados de isolamento térmico, detectores de presença, iluminação de baixo consumo, abertura e fechamento automático de torneiras, etc. Além dessas medidas, as impressoras e os computadores são equipados com sistemas de economia de energia.

A este respeito, a Torre Picasso, sede da Firma em Madri, possui o certificado de Gestão Ambiental AENOR, que credencia seu compromisso com o meio ambiente e garante suas boas práticas ambientais. Além disso, tanto na Torre Picasso quanto na o Centro de Negócios Bilma, a outra sede da Firma na capital espanhola, possuem a certificação BREEAM Excellent, que avalia os impactos em dez categorias (Gestão, Saúde e Bem-estar, Energia, Transporte, Água, Materiais, Resíduos, Uso Ecológico do Solo, Poluição e Inovação). Por sua vez, a sede da Firma em Bilbao possui a categoria Platina da certificação LEED CS 2.0 concedida pelo US Green Building Council (USGBC). Nos próximos anos, pretendemos continuar reduzindo o consumo desses recursos, promovendo, entre outras medidas, um uso responsável entre nossos profissionais.

Por outro lado, o compromisso de longa data da Firma com a implementação de tecnologias como videoconferência, telepresença, transmissão de vídeo ao vivo ou conexão VPN, possibilitou seu uso intensivo por profissionais devido à implementação de medidas como o trabalho flexível. Isto levou a uma redução significativa do número de viagens feitas por nossos profissionais, permitindo uma gestão mais eficiente da energia e contribuindo para a luta contra o aquecimento global, reduzindo a pegada de carbono corporativo em linha com o objetivo de alcançar neutralidade de carbono até 2030. Além disso, as deslocações urbanas (e em muitos casos interurbanas) realizadas pelos profissionais da Management Solutions são efetuadas utilizando uma plataforma de transporte que, desde 2019, é neutra em emissões ao eliminar a marca de carbono originada por seus automóveis, investindo em projetos que combatem o desflorestamento de uma parte da selva amazônica.

Além disso, em outubro de 2022, o Manual de Boas Práticas Ambientais e a Política de Viagens foram alterados para incluir uma preferência pelo uso dos meios de transporte alternativos mais ecológicos para viagens de negócios. Além disso, durante o ano de 2023, a Empresa expandiu seu programa de bilhetes de mobilidade, que incentiva o uso de transporte público para deslocamento, reduzindo seu impacto ambiental.

Gestão de residuos

Lâmpadas fluorescentes e cartuchos de toner 

As lâmpadas fluorescentes habituais em qualquer escritório e os cartuchos de toner para impressoras, uma vez esgotados, são depositados nos contêineres que os edifícios que abrigam nossos escritórios têm habilitados para tal, ou devolvidos ao fornecedor para sua correta reutilização ou reciclagem.

Papel e embalagens

O papel e as embalagens recicláveis são separados de forma adequada para que possam ser reciclados pelas empresas de gestão dos edifícios. Além disso, nos escritórios de Madri, Bilbao e Barcelona, existem contentores disponíveis onde são armazenados todos os documentos que por sua confidencialidade devem ser destruídos. Uma firma externa recolhe semanalmente esses contentores, e é responsável pela destruição dos documentos e posterior reciclagem deles.

Computadores e celulares

Como foi explicado na seção da Ação Social, no que diz respeito a computadores e telefones celulares, a Firma segue uma política global - os dispositivos que ainda estão em boas condições são doados a diferentes ONGs. Os equipamentos em piores condições são vendidos por peças que são reutilizadas, ou se o modelo não é mais válido, são entregues a uma firma responsável pela sua adequada reciclagem.